Oftalmologia veterinária para animais domésticos: devo levar meu pet ao veterinário?

corgi olhando pra cima com a língua de fora

Assim como nós, cães e gatos também podem sofrer de doenças oculares que afetam negativamente sua saúde e bem estar, causando desde um leve desconforto até complicações mais sérias como a cegueira, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo.

O veterinário oftalmologista é o responsável por tratar doenças oculares em animais, e o tratamento varia de caso a caso, de acordo com o tipo da enfermidade que seu pet enfrenta e quão avançada ela se encontra, a ser avaliado em consulta clínica e, caso necessário, exames oftalmológicos para animais.

Sintomas mais comuns de doenças oculares em animais

Os sintomas variam de doença para doença, porém a maioria das doenças oftalmológicas em cachorros e gatos causam desconforto na região para o animal, o que muda seu comportamento usual e atrapalha em atividades cotidianas que dependem da visão. 

Fique atento em momentos como o descanso ou brincadeiras! Seu pet pode apresentar dor na região dos olhos, como piscar demasiadamente ou evitar piscar, fechar os olhos por um longo período ou se recusar a ser tocado na região. Os olhos de seu cão ou gato podem estar grandes ou inchados, azulados, vermelhos, embaçados ou com manchas, e são um sinal de alerta para doenças oculares. Remelas e secreções purulentas, sangue nos olhos, falta ou excesso de lágrimas também são possíveis sintomas.

Mesmo sem sintomas visíveis, é possível identificar alterações no comportamento do animal que indicam que algo não está bem, como dificuldade para acompanhar objetos, esbarrar em pessoas, paredes e móveis ou indisposição para atividades.

Em casos de cegueira ou visão comprometida, o mais comum é observar seu pet esbarrando em móveis e evitando descer da cama ou do sofá, subir e descer escadas ou até ter medo de sair na rua, situações que antes se sentia seguro para realizar.

As doenças mais comuns em animais variam de acordo com as raças de cães e gatos

Catarata, ceratoconjuntivite seca (olho seco), úlceras na córnea, glaucoma, uveíte (inflamação), neoplasia (tumor) e alterações na pálpebra são doenças oculares comuns em animais de estimação

Algumas doenças são resultado de predisposição genética, enquanto outras aparecem devido a fatores que afetam a saúde do animal. Animais diabéticos podem desenvolver catarata caso não estejam sob tratamento adequado, enquanto uveítes podem resultar de infecções ou traumas (pancadas) na região dos olhos. Acidentes na região dos olhos, como traumas, sujeira ou substâncias agressivas no olho do animal podem levar a úlceras na córnea.

Certas raças têm mais chances de desenvolver uma doença específica; cães de pequeno porte têm maior predisposição para catarata, por exemplo. A seguir, listamos algumas raças e quais doenças oculares tendem a afetá-las:

  • Shar pei, Golden Retriever, Rottweiler, Labrador e Cocker têm predisposição a entrópio (quando a pálpebra fica voltada para dentro);
  • raças gigantes como São Bernardo, Mastim Napolitano e Mastiff Inglês têm predisposição a ectrópio (quando as pálpebras se voltam para fora e impedem o olho de fechar corretamente);
  • Cocker, Beagle, Bulldog e Lhasa Apso podem apresentar ceratoconjuntivite seca (olhos secos);
  • cães com focinhos curtos e olhos saltados como pequinês, Lhasa apso, Shih tzu e Pugs tendem a apresentar úlceras de córnea;
  • Cocker, Schnauzer e Poodle tem tendência a desenvolver problemas de retina;
  • Cocker, Poodle, Basset Hound e Husky Siberiano têm predisposição a desenvolver glaucomas;
  • gatos em geral estão vulneráveis a doenças oculares decorrentes da gripe felina, como ceratite ulcerativa e uveíte;
  • os gatos da raça Persa têm mais predisposição a entrópio;
  • cães e gatos filhotes têm mais chance de desenvolver lesões na córnea e doenças infecciosas nos olhos;
  • cães e gatos adultos e idosos é mais comum catarata, tumores, úlceras nas córneas e conjuntivite, dentre outros.

Quando devo levar meu companheiro ao veterinário?

Durante a consulta, o médico veterinário oftalmologista avalia a saúde do animal, e pode requisitar exames específicos para identificar a doença ocular em questão. Após devidamente identificada, o veterinário receita o tratamento mais indicado para a situação, que pode incluir o uso de colírios, medicamentos e cirurgia, dependendo da gravidade.

Portanto, é recomendado levar seu animal para uma consulta veterinária na suspeita de qualquer doença ocular, ou quando se identifica algum sintoma dos já mencionados. Uma boa prática é realizar um check-up preventivo anual de seu pet, ou semestral para animais idosos, uma vez que pode identificar doenças assintomáticas e contribuir para o bem estar e longevidade do animal.

Tratamentos para doenças oftalmológicas em animais

Confirmada a suspeita de doença ocular, o médico veterinário receitará o tratamento mais indicado para seu pet de acordo com a doença e em qual estágio ela se encontra. É comum em tratamentos oftalmológicos o uso de colírios, pomadas e/ou medicação específicas. Algumas doenças como catarata, tumores, entrópio e ectrópio requerem procedimento cirúrgico. Certas doenças oftalmológicas podem surgir como resultado de outros problemas de saúde do animal, como diabetes, alergias ou hipertensão, dentre outros, necessitando do tratamento para estas enfermidades.

Sob suspeita de doença, agende uma consulta com nossos especialistas!

A Clínica Frei Caneca conta com médicos veterinários oftalmologistas de plantão e dispõe de equipe técnica formada por clínicos e especialistas, além de equipamentos de alta tecnologia para diagnósticos, exames e tratamentos em um só lugar. 

Não hesite em marcar uma consulta, para suspeita de doença ou check-up preventivo

Juntos, vamos cuidar da saúde dos animais!

Endereço:

Rua Frei Caneca, 390 São Paulo/SP

Telefones:

(11) 3231-0665

(11) 3259-7722

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *