Viajar Com Pets

Viajar com cães e gatos é muito gostoso, mas é necessário alguns cuidados e procedimentos para que essa viagem não se torne um problema.

Para viagens nacionais, o procedimento é mais simples. Com as vacinações em dia, principalmente a da Raiva, e um atestado de saúde emitido por um Médico veterinário, permite que vocês embarquem pelo Brasil todo. É necessário uma programação prévia de pelo menos 30 dias da viagem, para que todos os processos estejam prontos. Esse atestado de sáude é obrigatório caso a viagem seja de ônibus ou avião.

Já para viagens internacionais o processo é um pouco mais burocrático e demorado. Cada país tem sua exigência para embarque de cães e gatos. Para tanto, é necessário se informar previamente com o seu Médico Veterinário e se programar com pelo menos 6 meses de antecedência.

Contudo, temos algumas recomendações no dia do embarque e ainda durante a viagem do seu Pet. Caso a viagem seja de carro, a recomendação é que escolham horários alternativos para a viagem, ou seja, quando a temperatura não esteja tão alta. Sempre tenha água e façam paradas em caso de viagens muito longas e mantenha o pet em caixa de transporte apropriada ou cinto de segurança. Evite a alimentação, pois muito animais tendem a ter enjôos de movimento (cinetose) e podem apresentar vômitos.

No dia do embarque, forneça uma alimentação leva aproximadamente umas 4h antes de viajar, e leve seu pet para fazer as necessidades dele. No caso dos gatos, estimule o uso das caixas de areia e forneça alimentos com maior palatabilidade em pouca quantidade.

Vale ressaltar que todos os pacientes não podem ser sedados para viagem, portanto é indicado que no dia do embarque estimule brincadeiras, passeios para que o pet esteja mais relaxado/cansado na hora de viajar.

Para voltar para a sua residência o procedimento normalmente é o mesmo de ida, contudo procure um Médico Veterinário na cidade em que está para mais informações. Caso esteja voltando para o Brasil é necessário obter as informações com seu Médico Veterinário. Com todos os procedimentos e documentos prontos, agora é só apertar os cintos e Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *