Obesidade Em Cães E Gatos

A obesidade atinge cada vez mais a população de cães e gatos no Brasil. Trata-se de uma doença endócrina na qual o pet tem acúmulo exagerado de tecido adiposo por todo o organismo levando a alterações sistêmicas. Dentre os fatores mais comuns que levam a obesidade estão o sedentarismo e a alimentação incorreta por parte dos tutores.

Já se sabe que a obesidade pode diminuir a expectativa de cães e gatos em até dois anos se não tratada, pois a logo prazo, esses animais podem se tornar hipertensos, com aumento de lipídeos no sangue e até mesmo diabéticos.

Outros fatores associados a obesidade são as dores articulares, a dificuldade de respiração e também a diminuição da disposição em interagir com seus tutores.

Infelizmente a doença não tem idade para acontecer. Existem algumas raças que são mais predispostas, e esses pacientes podem chegar ao sobrepeso ainda quando jovens. Além disso, animais mais velhos que tem doenças endócrinas concomitantes também terão uma maior predisposição a obesidade.

O diagnóstico pode ser feito pelo próprio tutor observando o ganho de peso em casa ou ainda mudanças no corpo do animal, porém existem tabelas que o veterinário utiliza para avaliação do grau de obesidade.

Em relação ao tratamento, a atividade física de cães deve ser iniciada. Para isso a frequência de passeios deve ser aumentada, e hoje muitos lugares já disponibilizam de escolas, creches, passeadores para tais práticas. Já para gatos, a adição da atividade física será em casa com interação com os tutores e outros animais, além de brinquedos que estimulem a movimentação dos pets.

No mercado já existem diversas opções de rações para perda de peso. Porém somente o seu veterinário é capaz de saber a quantidade exata a ser fornecida em cada etapa do emagrecimento.

Importante ressaltar que a ração específica ou a dieta caseira formulada por um nutricionista são a chave do sucesso para o tratamento. Ou seja, não deve ser forncecido petiscos, frutas e outros alimentos caseiros, se não forem autorizados.

Normalmente esses pets tem sucesso na perda de peso ideal durante alguns meses de tratamento. Já os gatos podem demorar um pouco mais. O importante é não desisitir, pois quando seu peludo ficar com o peso ideal, ele terá uma qualidade e expectativa muito melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *