Cachorros E Gatos Podem Pegar Coronavírus?

A OMS informou que não há nenhuma evidência de que cachorros e gatos possam ser infectados pelo vírus, mas chineses investem em máscaras para os pets.

O coronavírus tem infectado pessoas ao redor do mundo. No mundo são cerca de 110 mil pessoas infectadas.

Na China, os donos de cães e gatos têm comprado máscaras para seus pets para protegê-los do vírus. Um vendedor de máscaras específicas para cães disse ao jornal inglês Daily Mail estar vendendo 10 vezes mais máscaras. A transmissão para os animais de estimação, porém, gera controvérsias.

A epidemiologista Li Lanjuan, conselheira técnica da Comissão Nacional de Saúde da China, afirmou que o coronavírus pode ser transmitido aos animais domésticos como cães e gatos, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que não há nenhuma evidência de que cachorros e gatos possam ser infectados pelo vírus.

Também não há evidência de que os pets possam transmitir a doença para os humanos. Por conta da dúvida, os chineses vestem seus animais também com copos, sacolas plásticas e até mesmo meias. Epidemiologistas afirmam que os objetos podem não ser efetivos visto que espaços e lacunas se formam ao redor das bochechas e bordas da boca, facilitando a entrada e saída de ar.

Fonte: Exame (28/02)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *